Gestores da Prefeitura de Contagem receberam a equipe do Banco de Desenvolvimento da América Latina/Cooperação Andina de Fomento (CAF), nesta quinta-feira (4/5), no gabinete da chefe do Executivo, para fazer um balanço sobre as obras de mobilidade que estão em andamento no município e são viabilizadas por meio de financiamento angariado junto à entidade.
Os membros da corporação apresentaram à equipe de governo as avaliações feitas após visitarem as obras da cidade. A prefeita Marília Campos fez um balanço sobre a parceria produtiva com o agente financiador e projetou novos investimentos, graças à boa gestão fiscal e orçamentária que tem ampliado a capacidade do município em obter crédito para garantir o desenvolvimento da cidade.
“Recebemos uma visita de monitoramento da Corporação Andina de Fomento e foi uma conversa muito positiva. As observações feitas pelos representantes da CAF estão em sintonia com as nossas preocupações a respeito dos empreendimentos que estamos executando. Estamos avançando com essas obras e planejando mais intervenções para construir um legado de mobilidade ativa em Contagem. Contamos com a CAF para implantar novos projetos, já que o município hoje tem uma gestão orçamentária totalmente equilibrada e propícia a novos investimentos”, afirmou.
O executivo da CAF responsável pelo Programa SIM em Contagem, Diego Vettori, destacou como as obras no município ganharam celeridade desde a última visita da delegação da entidade, ocorrida em agosto do ano passado.
“Estivemos em Contagem em agosto do ano passado e agora podemos perceber um avanço importante nas obras. Confirmamos um empenho muito importante da prefeita Marília em acompanhar a execução das obras, uma equipe técnica muito bem estruturada, que está preparada para dar seguimento aos trabalhos e lançar os pacotes de licitações restantes o mais rápido possível. A percepção geral é muito positiva desse avanço, sabendo que ainda há um desafio grande de novas obras para serem concluídas”, avaliou.
A saúde financeira do município também foi enaltecida pelo executivo da CAF, que se dispôs a contribuir para que Contagem garanta ainda mais investimentos. “A capacidade fiscal da Prefeitura está muito bem posicionada, inclusive, pelo próprio tesouro nacional. Estamos à disposição para buscar novos investimentos que possam contribuir também na qualidade de vida do cidadão aqui de Contagem”, frisou.
Na véspera, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) apresentou aos representantes da CAF todas as ações que estão sendo realizadas para transformar a cidade, com destaque para as intervenções do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), em que pese os aspectos ambientais, sociais e físicos do empreendimento. “Foi um momento de muita troca de experiências e de aprendizado mútuo, que certamente trará ainda mais benefícios para a nossa cidade”, destacou o subsecretário de Obras, Jaci Cota.
Confira as obras que integram o programa CAF em Contagem:
Corredor Estrutural Leste-Oeste
Corredor Estrutural Norte-Sul
Obras de Sustentabilidade Urbana